terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"leque" aproveite essa moda





O leque voltou com tudo nesse verão, e não é para mesmo com um calor desses,sorte das mulheres porque eu pelo menos acho uma das peças mais charmosas e encantadoras que passarão por decadas e decadas sem perder o charme,sempre gostei deles mais se usase fora de casa era motivo de piada pois os antiquados achavão que era coisa da vovó,mas agora que esta em todas as lojas e vitrines,esses mesmos individuos estão babando por esse objeto tão aclamado por pessoas e tambem por celebridades que sabem valorisar o que é bonitob e chick
Adoro coisas antigas e o leque é uma delas, por isso resolvi postar, sobre esse objeto que tanto chama minha atenção.
Houve um tempo em que as mulheres se abanavam com seus luxuosos leques para se refrescarem, ou até mesmo para fazer um charme. Esse acessório é elegante, cheio de mistério e irresistível, pra mim significa arte e beleza.
O leque, objeto usado desde a mais remota antigüidade, pois aparece nas pinturas murais do Egito e da Assíria. Sua história é cercada de lendas, uma das histórias, de fundo mitológico, conta que o primeiro leque se originou da asa de Zéfiro arrancada por cupido para abanar sua amada Psiché.
Já numa outra teria surgido em um baile de máscaras na China antiga, os abanicos, sejam leques ou ventarolas, tiveram origem nos calores de uma filha de mandarim, na China antiga. Ela participava de um baile de máscaras e, em dado momento, usou a máscara para se abanar. Nasceu ali a arte criar os leques, que os artesãos chineses requintaram com pinturas e bordados de rara beleza.
Para as jovens damas da sociedade da época, o leque era um acessório indispensável, sem falar que era o objeto que as mães controlavam em suas filhas, vou lhes falar o motivo: Afinal, o leque, quem diria, era a única possibilidade que as moças tinham para flertarem à distância, então através dele o pretendente poderia saber o desejo da jovem dama.
Tocar a borda do leque com o dedo significava “quero falar com você”. Abrir e fechar o leque e encostá-lo na bochecha queria dizer “você me agrada”. Muito romântico né? Que falta faz os velhos tempos…
Os leques existem há mais de 3 mil anos. Por muito tempo foram símbolo de nobreza. No século 16, eles chegaram à Europa, vindos da China e Japão. O primeiro exemplar surgiu em Lisboa, no ano de 1543. Duzentos anos depois, já fazia parte da alta sociedade e era feito com papel fino pergaminho, sede e até couro e fixados em marfim. Alguns eram até folheados a ouro e incrustados com pedras preciosas.
Na década de 1920 e 1930, o leque deixou de ser símbolo de status. A indústria passou a utilizá-lo como meio de propaganda de vinho e chocolate, por exemplo. Hoje os leques perderam o valor de outrora. São confeccionados com material barato, importados aos milhares da Ásia e vendidos por preços irrisórios.
Eu particularmente adoro leques e acho um charme uma mulher se abanar com um, então quem os aprecia tambem aproveite s moda e se delicie com um deles pois estão em alta na moda deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário